HOME

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Switchfoot lança novo CD, Vice Verses


Com o seu jogo de palavras, Vice Verses, o título do novo album do Switchfoot, já sugere seu tema: Tudo tem dois lados. “Toda benção vem com um conjunto de dificuldades”, o vocalista/guitarrista Jon Foreman canta, refletindo na canção título se “there’s a meaning to it all.” (tudo isso tem um propósito). E o tema atravessa todas as 12 canções do album.
“Todas as coisas são sobre polaridade” diz Foreman. Nós procuramos escrever sobra a polaridade e o que isso significa na condição de ser humano, sobre a luz e trevas. Quando fizemos Hello Huricane, havia um cemitério perto do hotel onde estávamos hospedados e eu caminhava lá por perto de manhã, pensando sobre a vida. Vice verses começou lá. Essa gravação é muito sobre perdas, uma vez que é uma certeza que temos enquanto estamos vivos.
O disco é pleno de canções que refletem a busca de sentido. Na faixa “Thrive,” ele se questiona, “Am I myself, or am I dreaming?” (Sou eu mesmo, ou estou sonhando?). Foremam começa o Hard-rock na faixa “Dark horses”, onde admite, “I’ve made my mistakes.” (“Eu cometi meus erros”). E em “Souvenirs,” lembra o estilo de Bono do U2 na musica “Nothing lasts forever”. Mas a canção que vai realmente levar os fans a loucura é “Selling the News,” musica com batida hip-hop e letra cantada-falada.
“Eu acho que a canção é inspiradas em várias coisas diferentes” Foremam diz a respeito de “Selling the News”. “Nós somos bombardeados por um monte de faladores e vendedores em anuncios e na TV. Eu comecei a questionar a ideia de que essas enormes máquinas da mídia são alimentados pelos anunciantes. Eles só estão felizes quando têm alguma coisa sensacional ou catastrófica acontecendo no mundo. Esse é um novo paradigma que nós não percebemos antes. Há esse ataque de informação. A ideia de que estamos criando uma geração que está acostumada a ver guerras na TV é um pouco assustadora pra mim”


 “As pessoas vão se surpreender ao ouvir isso”, diz o baterista Chad Butler. “O ritmo de entrega do Jon é incrível. Eu as vezes sinto que Jon é um baterista preso no corpo de um vocalista-guitarrista. Ele tem uma noção incrível das batidas e sabe como explorar isso na voz. A musica é definitivamente influenciada pelo hip-hop. Nós crescemos ouvindo ” A Tribe Called Quest ou Beastie Boys.” 

Quando o Swichtfloot lançou Hello Huricane em 2009, isso simbolizou o renascimento do estilo. Depois de uma corrida com a Columbia Records, a banda auto-financiou a construção de seu próprio estudio e gravação do album. O lançamento foi pela Atlantic Records.
Se em 2009 Hello Huricane sugeriu um novo capítulo no livro musical do Switchfoot, Vice Verses é considerado uma sequencia de sorte. Foreman diz que o album é “Um novo capitulo, mas não existiria sem Hello Huricane” e refere-se a ele como um “porcedimento cirurgico onde tudo é preciso”. Como Hello, Huricane, ele foi gravado no próprio estudio da banda.
 “Os bastidores de Hello Huricane foi realmente difícil pra gente”, diz Butler. “Nós estávamos em uma viagem onde nós não sabíamos qual seria o destino. Dessa vez foi muito mais fácil, e eu atribuo isso a saber exatamente o que eram  as canções e no que estávamos trabalhando, isso nos colocou em uma posição de força neste momento. O processo de gravação foi muito mais divertido e focado. ”